Posso perder minha mulher, minha mãe... desde que eu tenha meu rock’n roll
Texto dessa semana da minha coluna no Oinformativo.com
----------------------------------------------------------
Já faz alguns bons anos que Os Mutantes profetizaram a frase acima, fazendo do rock’n roll uma coisa tão ou mais importante quanto a mãe. E eu que não vou discordar.
Não sou tão velha, mas venho a um tempo observando a movimentação das guitarras distorcidas e todo o universo que as envolve aqui por João Pessoa, nas mais diferentes direções. Cada um tentando fazer e defendendo o seu: agendando shows, marcando ensaio, comprando (ou tentando comprar) bons instrumentos, produzindo, escrevendo, divulgando, fazendo contato com gente de fora, daqui... E tudo que vier é lucro.
Os mais velhos hão de concordar comigo: mesmo com todos os problemas, fazer roque e entrar nesse universo pop nunca foi tão fácil. 2006 foi um ano espetacular nesse sentido, tendo um número de shows e de bandas de outros Estados superior a várias outras épocas. Com casa nova e uma estrutura bacana, tivemos dois festivais (Aumenta que é rock e Festival Mundo), várias bandas finalmente conseguiram gravar, novos estúdios abriram, temos um programa de rádio, bandas tocando até no Rio de Janeiro e uma lista de e-mails (Pb rock) ligando os envolvidos de alguma forma nesse meio. O púbico de shows ainda é ponto clássico quando listamos os problemas, mas a resposta de um publico novo e maior sempre foi uma incógnita. Eu vi, por exemplo, mais de 600 pessoas lotarem o Galpão 14 num show e não muito tempo depois (ou antes, não lembro) a bilheteria contar menos de 20 pagantes. Num show tão bom quanto (com a diferença de não ser nenhuma banda que toque na MTV). Vai saber.
Mas o negócio é que 2007 já entrou com tudo. Cada vez mais gente com vontade de produzir, subindo poeira das garagens e as boas oportunidades surgindo, resultado do interesse de muitos, a exemplo do primeiro festival do ano, o Nordeste Independente, tão sabendo?
O Nordeste Independente na verdade é uma lista de discussão por e-mail, inspiradora, inclusive, do Pb rock, onde produtores, alguns músicos e jornalistas que fazem borbulhar o universo independente da região se encontram pra fazer funcionar um intercâmbio de sons e idéias comuns ao meio. Maior prova que isso está dando certo foi a idealização do Festival: o projeto é que ocorra em todos os estados do Nordeste, com seus produtores locais, no mesmo dia e que cada lugar faça um registro em vídeo do que aconteceu, pra a produção de um DVD com o cenário rock da região. Um portfolio das bandas com mais destaque e tempo de estrada, produtores, publicações e opiniões do público. Um material que prove o que anda acontecendo por aqui e o grande potencial do Nordeste, fugindo a regra do eixo Rio / São Paulo.
A idéia é boa, o resultado é melhor ainda. Fazendo das tripas coração pra que tudo saia como planejado e que desfalques de última hora não abalem a idéia do evento, próximo dia 10, sábado, às 16:00hrs, os primeiros acordes do primeiro festival do ano ecoarão pelo centro histórico. E vamos ver mais o que vem por aí!
E fora da Paraíba...
Depois do Nordeste Independente, começam os grandes festivais pelos estados vizinhos (Abril Pró Rock em Recife e MADA, em natal) e nessa época todos correm doidos, querendo saber primeiro as bandas escaladas. Já soube de alguns nomes e vou dar a canja.
No Abril pró rock, que vai acontecer dias 13, 14 e 15d e abril.
Confirmados:
Mutantes, Marky Ramone + Tequila Baby, Sepultura, Lee Perry e Monomotores (PE).
E especulações dizem que há grande possibilidade de ainda:
Dance of Days (SP) -
Ratos de Porão (SP) -
Udora (MG) -
The Playboys (PE) -
Nação Zumbi (PE) -
Los Porongas (AC) -
Valentina (GO) -
Ronei Jorge (BA) -
Supercordas (RJ) -
Superguidis (RS) -
Além de um palco 3, com uma banda de cada estado do Nordeste. Há rumores de que a Dalila no Caos representará a Paraíba.
MADA - - -
Já pros dias 3, 4 e 5 de maio, em Natal, a 9ª edição do MADA – Música Alimento da Alma, alguns nomes já são confirmados:
Pública (RS) -
Superguidis (RS) -
Mellotrons (PE) -
Cabozó (RN) -
Baby Please (RN) -
Lucy And The Popsonics (DF) -
Rockassetes (SE) -
E, como sempre, algumas bandas estão já em processo de seleção pela seletiva do Laboratório Pop.
"São 42 bandas selecionadas por uma comissão de músicos e jornalistas, que vão concorrer em edições no Teatro Odisséia. Dessa vez, serão duas eliminatórias por semana, sempre às segundas e quintas-feiras. As datas serão as seguintes: 5, 12,19 (segundas); e 8, 15 e 22 (quintas) de março. A cada noite, uma banda será classificada para a finalíssima, quando o grupo vencedor vai garantir uma vaga no Mada. Assim como na edição passada, além do júri, o público também vota. A novidade é que agora o voto do público vai ter peso dois."
(MADA)
Agora é juntar os trocados pra ver toda essa mega programação dos festivais e pagar a gasolina do carro. Um dinheiro muito bem gasto.
2007 promete.
1 Comments:
Toda informada essa menina :*
Postar um comentário
<< Home