Campanha cidade limpa no orkut
Há cerca de dois meses, os donos do “maior site de relacionamentos do mundo” disponibilizaram uma ferramenta que permite colocar imagens nas páginas dos outros. E o que aconteceu? Um surto de poluição visual
Por: Nina Lemos
Existe coisa mais chata do que abrir o seu Orkut (um hábito inútil que a maioria de nós ainda não conseguiu perder) e dar de cara com figuras coloridas e infantis, como uma Branca de Neve que, além de tudo, canta uma música chata? Ou ver sua página invadida por convites de festa que ocupam uma página inteira?
Há cerca de dois meses, “o maior site de relacionamentos do mundo” disponibilizou uma ferramenta que permite que o usuário adicione imagens, vídeos e músicas nas páginas dos outros. E o que aconteceu? Uma poluição visual no Orkut! Achamos que a campanha Cidade Limpa (invenção do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que fez um rapa nos outdoors e propagandas nas ruas da cidade) devia ser levada para a página do site de relacionamentos. Assim, não passaríamos pelo olhar de reprovação de nossos chefes porque uma música surgiu do além vinda do nosso computador. Sim, com a invasão das imagens musicadas, o Orkut começou a perder a sua maior utilidade: ser usado em momentos de tédio na firma.
“Valew” não dá!
Conversamos com especialistas sobre as melhores maneiras de fazer a operação limpeza. A designer Eva Uviedo, coordenadora e designer dos sites da Trip, lembra que a poluição visual no Orkut é antiga. Começou quando as pessoas passaram a fazer aqueles “bonequinhos formados por caracteres de computador”. E que a nova ferramenta do site é só uma maneira de “piorar as coisas, porque tudo piora sempre”.
Segundo o cineasta e nerd Felipe Dallanese (ele é tão nerd que trabalha para o YouTube selecionando vídeos que merecem estar na home do site), nada pode ser pior do que dar de cara com um “boa semana” colorido na sua página. “Isso começou há dois meses, quando eles colocaram essa ferramenta. Até poderia ser legal você usar para mostrar um vídeo para os amigos, mas as pessoas perderam o controle”, revolta-se. Se fosse prefeito do Orkut, Felipe não proibiria o uso das imagens chatas e cafonas. “Eu faria uma campanha de conscientização. Iria sugerir que as pessoas trocassem links de sites de design, tipo uma campanha para melhorar o gosto das pessoas.” Ok. Apoiamos. E aproveitamos, mais uma vez, para nos manifestar contra a língua que se propaga na internet, porque nada pode ser pior do que receber um desenho horrível, com uma música péssima e a seguinte mensagem: “valew”.
((Eu assino embaixo))
2 Comments:
Achei meio pedante isso de "vamos mostrar a eles como é o bom design", sem falar que a Trip (e a home do YouTube também) com certeza não entrariam nessa lista.
O lance do Orkut é virar piscinão de Ramos e, quem se ligou no verdadeiro potencial da ferramente, migrar para serviços mais confiáveis como o Facebook =)
faz 43 dias que não poluo o orkut.
Postar um comentário
<< Home